Crie já a sua bússola

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Curiosidades

Tudo Ao Contrário


Pra que lado a água roda na privada em alguns paises

No Amapá passa a linha imaginária do equador…. e passando de um lado da linha para o outro a água muda o sentido… e ainda se vc levar um copo com um orificio em baixo…. e colocar esse copo em cima da linha imaginaria…. a agua descerá pelo orifcio sem rotação alguma.

Então podemos dizer que no Brasil temos 3 maneira de descer descarga abaixo… rodando para direita, para esquerda, ou sem rotaçao alguma…. graças a linha do Equador

no Japão é tudo “as vessa”, traduzindo, “do avesso”.

Vejamos:

- O volante do carro fica do lado direito e a mão de direção também é oposta. Ok, ingleses e alguns outros povos não estranham, mas brasileiro tem de se acostumar.

- Os japoneses colocam açúcar em comida que deveria ter sal (como o sushi e molhos que regam peixes, frango e hambúrguer). Já os doces japoneses nem mereciam ser chamados de doce.

- Aqui, as portas da casa abrem pra fora. Pelo menos no Brasil a gente abre a porta pra dentro.

- Os japoneses falam de trás pra frente que nem o mestre Yoda da série Guerra nas Estrelas. Por exemplo: Vou ao restaurante comer sushi. Eles falam: Resutoran ni sushi o tabe ni ikimasu (Restaurante ao sushi comer vou).

- Quando vão contar nos dedos, os japoneses começam com a mão aberta e vão fechando do polegar para o mindinho. A gente começa com a mão fechada, abre o indicador, o médio, o anular, o mindinho e, por último, o polegar.

- Eles escrevem e lêem da direita para a esquerda. E também folheam livros e revistas de trás pra frente. O início deles é o nosso final - e o final é no início. Deu pra entender, né?

- Os japoneses tomam banho no chuveirinho antes de entrar na banheira. Mas isso tem uma explicação. Aqui, a banheira (ofurô) não é pra tomar banho e sim pra relaxar. Por isso tem de tirar a sujeira do corpo antes de entrar, para não sujar a água e outra pessoa poder usar.

É tudo hantai (ao contrário)!

Curiosidades

Curiosidades sobre pilhas e baterias


As pilhas e baterias, quando descartadas em lixões ou aterros sanitários, liberam componentes tóxicos que contaminam o solo, os cursos d’água e os lençóis freáticos, afetando a flora e a fauna das regiões circunvizinhas e o homem, pela cadeia alimentar.
Devido a seus componentes tóxicos, as pilhas podem também afetar a qualidade do produto obtido na compostagem de lixo orgânico. Além disso, sua queima em incineradores também não consiste em uma boa prática, pois seus resíduos tóxicos permanecem nas cinzas e parte deles pode volatilizar, contaminando a atmosfera.

Os componentes tóxicos encontrados nas pilhas são: cádmio, chumbo e mercúrio. Todos afetam o sistema nervoso central, o fígado, os rins e os pulmões, pois eles são bioacumulativos. O cádmio é cancerígeno, o chumbo pode provocar anemia, debilidade e paralisia parcial, e o mercúrio pode também ocasionar mutações genéticas.

Considerando os impactos negativos causados ao meio ambiente pelo descarte inadequado das pilhas e baterias usadas e a necessidade de disciplinar o descarte e o gerenciamento ambientalmente adequado (coleta, reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final) de pilhas e baterias usadas, a Resolução n° 257/99 do CONAMA resolve em seu artigo primeiro:

  • As pilhas e baterias que contenham em suas composições chumbo, cádmio, mercúrio e seus compostos, necessário ao funcionamento de quaisquer tipos de aparelhos, veículos ou sistemas, móveis ou fixos, bem como os produtos eletroeletrônicos que os contenham integrados em sua estrutura de forma não substituível, após seu esgotamento energético, serão entregues pelos usuários aos estabelecimentos que as comercializam ou à rede de assistência técnica autorizada pelas respectivas indústrias, para repasse aos fabricantes ou importadores, para que estes adotem diretamente, ou por meio de terceiros, os procedimentos de reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final ambientalmente adequado”.

Experiências

Tensão Superficial

MATERIAL:
1- Uma colher de detergente
2- Uma agulha ou alfinete
3- Uma xícara de água
4- Um conta-gotas
5- Uma pinça

COMO FAZER:
1. Pegue a agulha pelo meio com a pinça.
2. Coloque a agulha com cuidado na xícara com água, deixando-a boiando.
3. Pingue uma gota de detergente na água com o conta-gotas.

O QUE ACONTECE:
A agulha afunda.

POR QUE ACONTECE?
Para que algum objeto afunde na água, primeiro ele precisa romper a superfície. Por causa da tensão superficial, a superfície da água fica mais resistente. A agulha estava flutuando por causa da tensão superficial, que agüenta o peso da agulha. Mas, quando misturamos detergente na água, diminui a tensão superficial, que não agüenta o peso da agulha e a agulha afunda.


Curiosidades

A Grande Explosão do Big Bang


Duas descobertas astrofísicas importantes, feitas no decênio de 1960, foram as. Primeiras de outras que convenceram a maioria dos cientistas sobre a Variabilidade do universo no tempo e sobre o seu início num único evento num Certo instante do passado, a grande explosão e a sua posterior evolução.

A Primeira das duas descobertas que suportam o modelo do universo em evolução foi A descoberta, por Martin Ryle, de o número de radiogaláxias distantes ser maior. Que o número das próximas. Uma vez que as observações de corpos distantes Correspondem a instantes mais remotos no passado, isto significava que o. Universo era diferente, no passado, do que é hoje, isto é, significava que teria. Havido uma evolução.

A Segunda descoberta foi monumental, tão importante quanto à descoberta de Edwin. Hubble sobre a própria expansão do universo. Ao investigar a abundância cósmica Dos elementos mais pesados que o hidrogênio, os cosmologistas reconheceram que a. Nucleossíntese nas estrelas poderia explicar a abundância dos elementos mais Pesados que o hélio, mas não a abundância do hélio. Portanto, o hélio deveria. Ter sido formado em outro evento, numa grande explosão primordial. A síntese da Quantidade de hélio capaz de justificar a abundância presente exige que a Explosão tenha ocorrido numa temperatura inicial extremamente elevada, capaz de. Garantir uma velocidade de reação muito grande, antes de a fusão se tornar. Impossível pela rápida diminuição da densidade na expansão inicial.
A Temperatura elevada inicial está associada a um campo de radiação térmica (de). (Corpo negro) que iria se resfriar à medida que a expansão fosse avançando. A Análise teórica prevê que, desde o instante da explosão inicial até o presente, Os remanescentes do campo de radiação inicial deveriam Ter se resfriado até uma Temperatura de ordem de 3 K, o que corresponderia a um espectro de radiação do. Corpo negro com um pico de comprimento de onda l Max na região das microondas. Em 1965, a radiação cósmica de fundo foi detectada por Arno Penzias e Robert. Wilson, do Laboratório Bell. Desde esta descoberta fundamental, a análise. Cuidadosa das observações mostrou que a temperatura do campo de radiação é 2,7 ± 0,1 K e mostrou também que tem uma distribuição espacial isotrópica que é Absolutamente essencial num universo que satisfaça ao princípio cosmológico.

Curiosidades

Como Será o Mundo Daqui a 100 Anos?


Pesquisadores de diversos países afirmam que devido à
excessiva emissão de dióxido de carbono e outros gases na atmosfera a
temperatura média do planeta está aumentando significativamente. Até
2100 a temperatura média da terra poderá ter um aumento de
aproximadamente 10°C.

Imagine a cidade onde você vive 10°C mais
quente! Lugares como o Rio de Janeiro, onde a temperatura facilmente
chega aos 40°C poderão atingir mais de 50°C! Imagine ter que
suportar uma temperatura superior a 50°C durante o verão de todos os
anos!

O desmatamento das vegetações naturais é outro grande
crime cometido por nossa espécie. Estudos científicos comprovam que a
alteração da paisagem natural pode afetar seriamente o clima de uma
região. Temos várias provas disso e cito como exemplo o nordeste
brasileiro, que antes da colonização portuguesa possuía um rico
ecossistema e vários cursos d’água.

Os portugueses desmataram quase
toda a região e hoje grande parte do nordeste brasileiro é
deserto…Para se ter uma noção da enorme destruição causada pelo
homem basta pensar no volume de florestas que tínhamos há 100 anos
atrás e no que temos hoje.

Em 1850, o território onde hoje se
encontra Belo Horizonte, uma das cem maiores metrópoles do mundo, era
uma bela paisagem natural povoada por inúmeras espécies. Hoje, no
mesmo território se encontra uma selva, mas de cimento e asfalto. O
caso de Belo Horizonte não é único. Lugares que hoje são enormes
cidades eram lindas florestas há poucos anos atrás. Com base nesses
dados, podemos concluir que se tudo continuar assim, daqui a 100 anos
a maior parte do globo terrestre poderá ser um grande deserto!

É evidente o mal que nós da espécie humana causamos ao
nosso próprio planeta. Há alguns milhares de anos atrás vivíamos em
comunhão com todo o planeta, mas desde que começamos a nos
preocuparmos com nosso próprio conforto passamos a destruir os demais
seres vivos.

Agora estamos próximos de destruirmos a nós mesmos! O
planeta já não suporta mais! A cada ano que se passa alterações
drásticas ocorrem. Se a humanidade não tomar providências
enérgicas, poderá pagar o mal que faz há milhares de anos com a
própria extinção!

Curiosidades

Curiosidades dos fósforos


Quando criança, eu gastava palitos e mais palitos de fósforo tentando acendê-los em algum lugar que não fosse o lado da caixa de fósforos. Queria fazer como
os cowboys e gângsteres de filmes americanos antigos que acendiam palitos de fósforo em qualquer canto. Isso também acontece muito em desenhos animados, já viu?

Pois os anos se passaram e eu finalmente descobri por que eu nunca ia conseguir repetir o que eu via na TV. O motivo é muito simples: o que existe hoje em nossas casas é o chamado fósforo de segurança, que tem as substâncias necessárias para a combustão divididas entre o palito e a caixinha.

Aliás, o fósforo nem está na cabeça do palito, mas sim na superfície áspera da caixa, que contém o fósforo vermelho (um tipo de fósforo mais seguro que o usado anteriormente), sulfeto de antimônio (Sb2S3), trióxido de ferro (Fe2O3) e goma arábica (cola). No palito, fica o clorato de potássio (KClO3), e não pólvora como muita gente imagina.

Mas então por que puseram esse nome: palito de fósforo? Porque durante muito tempo o fósforo realmente estava no palito e acendia em qualquer superfície áspera. Na verdade, esse tipo de palito ainda existe, é encontrado tradicionalmente no Reino Unido.

Saiba como começou essa história…

A descoberta do fósforo

O palito de fósforo foi inventado apenas no século XIX, mas a história do produto que revolucionou a forma de se fazer fogo começou muito antes, em 1669, com a descoberta do elemento químico fósforo (P).

O alquimista alemão Hennig Brand, em uma de suas tentativas de transformar metais em ouro, descobriu o elemento acidentalmente ao manipular amostras de urina. O material que ele obteve brilhava no escuro e, por isso, Brand resolveu batizar a substância de Phosphoros, que significa “aquele que traz a luz, que ilumina”.

Em 1680, o cientista britânico Robert Boyle, um dos fundadores da química moderna, viu que uma chama era formada ao esfregar um pedaço de papel coberto com fósforo em um pedaço de madeira coberto com enxofre.

Boyle acreditava que o fogo não era provocado apenas pela fricção, mas por algo próprio àquelas substâncias. E estava certo, tinha encontrado o princípio que conduziria à invenção do fósforo.

Depois dessa descoberta, vários dispositivos químicos para ativar fogo foram desenvolvidos na Europa. Alguns usavam a combinação fósforo-enxofre de Boyle, outros, gás hidrogênio, porém todos eram complicados e muito perigosos. Em 1805, um químico francês chamado K. Chancel inventou um palito revestido de clorato de potássio e açúcar. Mas, como era preciso mergulhá-lo em ácido sulfúrico para que pegasse fogo, ele não fez muito sucesso.

Em 1827, o farmacêutico inglês John Walker descobriu que se colocasse, na ponta de um palito de madeira, sulfeto de antimônio, clorato de potássio, cola e amido, ele poderia ser aceso por atrito em qualquer superfície áspera. Walker chamou os seus palitos de congreves, numa referência aos foguetes de guerra inventados por William Congreve em 1808.

Apesar do incentivo de amigos, Walker decidiu não patentear sua invenção, registro que garante direitos exclusivos ao autor, pois desejava que ela fosse um bem público. Por isso, várias pessoas a copiaram, inclusive Samuel Jones, que passou a vender os palitos com o nome de Lucifers (um dos nomes dados ao diabo).

Embora exalassem um mau cheiro e fossem perigosos (eram explosivos e às vezes acendiam sozinhos dentro da própria embalagem), os Lucifers se tornaram muito populares entre fumantes. Para evitar incêndios, os primeiros palitos eram carregados em estojos de metais ou de porcelana. Os mais refinados eram feitos de ouro e prata e eram trabalhados como uma jóia.

Curiosidades

Curiosidades sobre o sistema solar


Origem do sistema solar:

O sol e o sistema solar tiveram origem há 4,5 bilhões de anos a partir de uma nuvem de gás e poeira que girava ao redor de si mesma. Sob a ação de seu próprio peso, essa nuvem se achatou, transformando-se num disco, em cujo centro formou-se o sol.Dentro desse disco, iniciou-se um processo de aglomeração de materiais sólidos, que, ao sofrer colisões entre si, deram lugar a corpos cada vez maiores.

A composição de tais aglomerados relacionava-se com a distância que havia entre eles e o sol. Longe do astro, onde a temperatura era muito baixa, os corpos congelaram; perto dele, ao contrário, o gelo evaporou, restando apenas rochas e metais.

Você sabia que…

  • O Sol tem aproximadamente 99.9% de toda a matéria do sistema solar? O sistema solar é composto de: 1 estrela (Sol, núcleo do sistema, controla o movimento dos planetas e de outros astros); 9 planetas (com seus 32 satélites); milhões de asteróides e milhões de cometas.
  • A Terra é o único planeta do sistema solar que tem água em estado líquido? A matéria viva precisa de um ambiente como o da Terra para desenvolver-se: temperatura entre 0º e 100ºC (água em estado líquido) e de uma atmosfera que permita a respiração.
  • As marés são provocadas pela força de atração solar e lunar que ora se opõem e ora se combinam? Quando o Sol e a Lua formam um ângulo reto em relação à Terra, essas forças de atração tendem a anaular-se, produzindo as mares de amplitude mínima ou mares baixas. Quando os dois astros estão na mesma linha, a atração se torna exagerada e provoca as mares de grande violência.

Um pouco mais sobre o assunto:

Como se formou o sistema solar?

sis_formacao1.jpg1. Uma esfera de gás e pó:
Há 4,5 bilhões de anos teve início a formação do sistema solar a partir de uma nuvem de gás e pó que entrou em colapso em virtude de seu próprio peso e que, devido a seu movimento de rotação, formou um disco ao redor do Sol que nascia

2. Um disco em rotação:sis_formacao2.jpg
O movimento de rotação do sistema solar primitivo prosseguiu, e a matéria sólida presente no disco começou a aglomerar-se. Alguns aglomerados de matéria mediam vários quilômetros. No centro, o Sol liberava uma enorme quantidade de calor que provocou a aglomeração da matéria.

sis_formacao3.jpg3. A formação dos planetas:
No sistema solar exterior, formaram-se quatro grandes massas que deram origem aos planetas gigantes gasosos. sua intensa gravidade favoreceu a constituição de densas atmosferas. mais próximos do Sol formaram-se os planetas terrestres.

4. O sistema solar atual:sis_formacao4.jpg
É composto por nove planetas que viajam em torno do Sol descrevendo órbitas estáveis. A maioria deles possui satélites naturais. Os asteróides e os cometas são resíduos do sistema solar primitivo.

Reciclagem

Reciclagem de papel


Acerca da reciclagem do papel de jornal, encontramos as seguintes notícias:

Uma tonelada de papel reciclado poupa cerca de 22 árvores, economiza 75% de energia eléctrica e polui o ar 74% menos do que se fosse produzido de novo.

Para fabricar uma tonelada de papel novo é preciso 10 a 20 árvores, 10 mil litros de água e 5 Mw.hora de energia, enquanto que para produzir uma tonelada de papel reciclado apenas é preciso uma tonelada e meia de papel velho, dois mil litros de água e 2,5 Mw.hora de energia.

De acordo com o Departamento de Conservação de Energia dos EUA, a queima de papel produz 8.000 Btu/libra enquanto a reciclagem recupera apenas 2.000 Btu/libra. Isto significa que, para que os processos se equilibrem, o papel teria que ser recuperado como polpa pelo menos 4 vezes, o que é difícil, já que a qualidade da fibra fica comprometida com a sucessão de reprocessamentos.

Cuidados a serem tomados na reciclagem do papel, de acordo com o Warmer Bulletin:

Um mito bastante conhecido é dizer-se que a reciclagem do papel salva as florestas e preserva os seus recursos naturais. Ao contrário do que se pensa, a celulose é obtida sempre de árvores que foram anteriormente plantadas, portanto a celulose é um recurso natural renovável. Assim, pode dizer-se também que o gasto de energia, no processo de reciclagem do papel, pode ser maior do que a energia consumida no processo de fabricação do papel com celulose.

Outro aspecto a considerar é que, no processo de reciclagem do papel, se consome muita água e, se não forem tomados os cuidados devidos, esta água pode chegar a converter-se num líquido altamente contaminante. Uma das maiores dificuldades no processo de reciclagem ocorre na etapa de retirar a tinta do papel. Para obter um resultado de boa qualidade existem dois métodos usados habitualmente: o primeiro consiste em juntar produtos químicos durante o fabrico da polpa usando grandes quantidades de água para enxaguar a mistura e as bolhas de ar produzidas na polpa, removendo posteriormente a tinta juntamente com as outras impurezas que flutuam na superfície. O segundo método, que produz um material de pior qualidade - mas tem a vantagem de utilizar menos água -, consiste em diluir a tinta em toda a massa da polpa.

Em qualquer dos métodos, deve ter-se presente o cuidado para com o meio ambiente. A adaptação das indústrias a estes cuidados exigirá um maior investimento.

Curiosidades

Curiosidades sobre o chocolate


A forma de primeira garrafa de Coca-cola é inspirada na forma do “criollo”, o fruto de um dos tipos de cacaueiro.
A maior maqueta de chocolate até hoje construída foi a da cidade olímpica de Barcelona, em 1985. Pesava duas toneladas e tinha 10 metros de comprimento.
Em 1569, o Papa Pio V, autorizou que o cacau fosse usado como bebida para suportar o jejun.
A Costa do Marfin é o primeiro produtor mundial de cacau, mas os países produtores são fracos consumidores. Os cacaueiros dão frutos, cacaueiro, durante todo o ano.
Guardar chocolate no frigorífico corta o brilho e mata o sabor .

CHOCOLATE PREVINE O ENVELHECIMENTO

A massa de Cacau tem grande poder antioxidante, mais que qualquer fruta combatendo os efeitos da idade e alguns cientistas garantem que pode ajudar a prevenir o cancro.

CHOCOLATE PERMITE PERFEITA FORMA FÍSICA OU MENTAL

O Chocolate mostra-se num alimento ideal para as diversas situações de crise pela invejável concentração de minerais (cálcio, fósforo, magnésio e vitaminas) que o compõe. Todos os tipos de Chocolate, principalmente, os de leite, são uma fonte de proteínas vitais para o crescimento, recuperação e manutenção do corpo e do cálcio, essencial para a formação óssea. O Chocolate branco contém maior quantidade de cálcio, zinco e vitamina B2 do que o Chocolate puro.

CHOCOLATE MELHORA O CORAÇÃO

O Chocolate é o mais novo aliado do coração, este é beneficiado pela teobromina presente no Chocolate. Teobromina é uma substância estimulante que age no sistema nervoso central e também no sistema muscular, permitindo o bom funcionamento do coração. O Chocolate também contém flavonóides, que ajudam a combater a oxidação da circulação sanguínea, melhorando assim a saúde das artérias e do coração.

CHOCOLATE FLEXIBILIZA O RACIOCÍNIO

O chocolate é considerado um excelente alimento para o cérebro, visto que contém teobromina e tiramina, são duas substâncias que estimulam os neurónios para uma maior concentração.

CHOCOLATE DÁ FELICIDADE

A feniletilamina estimula a produção de endorfinas e serontonina no cérebro, sendo conhecida como a “molécula da felicidade e do prazer”, actua numa área relacionada com as emoções - permite aliviar a tensão e ajuda a relaxar. Assim, o Chocolate previne insónia.

CHOCOLATE CURA DEPRESSÕES

Tem efeitos anti-depressivos, porque a teobromina e feniletilamina presentes no chocolate, são também substâncias estimulantes de bom-humor. Não deve ser consumido em excesso, pode provocar alterações emocionais, inicialmente dá euforia e aumenta o humor, depois segue-se a depressão e o organismo passa a sentir falta do alimento.

CHOCOLATE NÃO PROVOCA ACNE

Não existem estudos científicos que comprovem a relação entre o Chocolate e o aparecimento ou agravamento de acne. O acne surge devido a alterações hormonais e ao stress, o Chocolate só por si não determina o seu aparecimento, mas comer alimentos gordos estimula a pele a tornar-se mais oleosa, como o organismo absorve substâncias gordurosas, consequentemente aparecem borbulhas.

CHOCOLATE NÃO ENGORDA

O Chocolate puro tem menos gordura, grande quantidade de magnésio (essencial para libertação de energia para as células) e ferro (essencial para a produção de glóbulos vermelhos) e tem menos valor calórico que o Chocolate de leite e branco. Com a devida moderação é possível desfrutar do prazer de comer Chocolate sem trazer prejuízos ao organismo. Contudo, deve controlar o peso, porque se o total de calorias consumidas por dia é elevado é aconselhado então gaste em actividades físicas.

Ilusões

Ilusões de Óptica

Optica1
Conte os pontos pretos!

Optica2
Focalize o ponto ao centro e mova sua cabeça (junto com o corpo) para frente e para trás.

As duas bolas ao centro tem o mesmo tamanho!
Qual das bolas ao centro é maior?

Optica4
As linhas horizontais parecem estar um pouco inclinadas?

Optica5
Fique olhando no ponto ao centro por alguns instantes. A parte cinza ao redor irá desaparecer.

Optica6
Alguma coisa parece se movimentar?

Optica7
Essa é a melhor! Não para de mexer.