Crie já a sua bússola

sábado, 23 de maio de 2009

Curiosidades

Um Dragão de cartolina que se mexe ?!


Este dragão é feito de papel, foi inventado nos Estados Unidos.Ele pode ser impresso na internet e montado normalmente.Procure como monta-lo no Youtube.Muito obrigado pela atenção.E monte, porque isso é FANTÀSTICO!!!

Experiências

Curiosidades

O Brasil à Sombra da Lua

O último eclipse total do Sol nesse século transformou a manhã de algumas cidades do sul numa curta noite de quatro minutos.
Por Augusto Damineli, com Thereza Venturoli

Quinta-feira, 3 de novembro de 1994. Faltam quinze minutos para as onze horas da manhã, na cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná. Em qualquer dia normal, o sol de primavera já estaria brilhando bem acima do horizonte. Mas, este não é um dia normal. Às 10h44, a Lua se coloca entre o Sol e impede que sua luz atinja uma parte da superfície terrestre.

A gigantesca sombra, com 200 quilômetros de diâmetro, progride a cerca de 3 000 quilômetros por hora do Oceano Pacífico para a América do Sul, entra no Brasil por Foz do Iguaçu e sai para o Oceano Atlântico, sobre a divisa dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. É a chamada faixa de totalidade — o trecho da Terra que recebe em cheio a sombra da Lua. De um lado e de outro dessa faixa, uma penumbra se estende sobre boa parte do continente sul americano.

Fenômenos como esse acontecem pelo menos duas vezes ao ano. Mas raramente no mesmo lugar. E é isto que faz este eclipse tão fantástico: muita gente vai ver.Como Foz do Iguaçu, outras cidades localizadas na faixa de totalidade, ao sul do país, vão mergulhar numa curta noite em plena manhã.

Nessa região, o ritmo da natureza vai mudar: o céu vai ficar tão escuro que será possível ver as estrelas. Os animais vão ficar agitados e os pássaros vão se recolher aos ninhos. As flores sensíveis à luz, como a “dama-da-noite”, vão se abrir.

No resto do país, o eclipse será parcial. Somente uma parte do Sol desaparece. É que quem se afasta da faixa de totalidade vê a Lua cada vez mais de perfil, cruzando uma porção menor da esfera luminosa.

Fique atento às dicas para acompanhar o jogo de esconde-esconde da Lua e do Sol: como ver e registrar, que cuidados tomar e o que os cientistas pretendem estudar no eclipse. Aproveite. Porque o próximo eclipse total no Brasil, só no ano 2046.

A porção do Sol que se vê ocultada depende da distância da região à chamada faixa de totalidade, no sul do Brasil. Em São Paulo, por exemplo, a cerca de 750 quilômetros da faixa de totalidade, vê-se no máximo 85% do Sol en-coberto. Em Recife, muito mais distante, a fração escondida não passa de 23%.

No centro da faixa de totalidade, o eclipse total dura cerca de 4 minutos. Mas, desde o momento em que a Lua começa a fazer sombra até o final do fenômeno, decorrem de duas a duas horas e meia. Nas demais regiões.

Os estudos realizados pelo Comitê Científico do Eclipse de 1994, coordenado pelo astrônomo Oscar Matsuura, do Instituto Astronômico e Geo-físico, da Universidade de São Paulo (IAG/USP) demonstram que, nos locais de eclipse total, as melhores probabilidades de céu limpo estão na direção do interior, ou seja, mais próximo de Foz do Iguaçu. Mas, como é muito difícil fazer qualquer previsão com muita antecedência, a melhor dica é acompanhar o “homem do tempo” nos noticiários de rádio e TV da vés-pera do eclipse e fazer figa para São Pedro colaborar.

Para quem pretende viajar até a faixa de totalidade, outros fatores, como infra-estrutura de hospedagem e facilidade de acesso devem ser levados em conta na hora de escolher o melhor ponto de observação. Para garantir que você não terá de dormir ao relento, é aconselhável se informar sobre outras possibilidades de abrigo, antes de arrumar as malas.

O próximo eclipse total ocorrerá em 1º de agosto de 2008 e será visto no norte do Canadá, Groenlândia, Sibéria, Mongólia e norte da China. Sua duração será de dois minutos.

Um dos eclipses mais longos ocorrerá em 22 de julho de 2009 e terá duração total de mais de seis minutos, visto de um ponto no Oceano Pacífico.


Experiências

Eletroímã

MATERIAL

1. Um prego grande

2. Uma pilha de 9 volts
3. Fio de cobre esmaltado
4. Palha de aço
5. Clipe

COMO FAZER
1. Amarre o fio na ponta do prego e dê cem voltas em torno dele.
2. Raspe as extremidades do fio de cobre, com a palha de aço.
3. Ligue as pontas do fio nos terminais da pilha.
4. Enconste a ponta do prego no clipe e levante a pilha sem deixar o fio escapar.

O QUE ACONTECE
O prego atrai o clipe como um imã.

POR QUE ACONTECE?
Porque a pilha fornece energia para que haja uma corrente elétrica passando pelo fio. Isto faz com que o prego e o fio enrolado se comportem como um imã, por isso acba atraindo o clipe. Na verdade criamos um eletroímã, porque o magnetismo dele é produzido pela corrente elétrica.


ATENÇÃO!!!!

Mau tempo na Flórida faz Nasa adiar pouso da nave Atlantis na Terra


A Nasa (agência espacial dos EUA) adiou para este sábado (23) a aterrissagem do ônibus espacial Atlantis devido ao mau tempo no Estado da Flórida, onde estava prevista para esta sexta-feira (22) a chegada da nave, após missão no Telescópio Espacial Hubble.

A agência tinha previsto duas tentativas de aterrissagem para hoje, a primeiro às 11h de Brasília e a segundo às 12h39 de Brasília. O ônibus voltará a tentar aterrissagem amanhã, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Caso ocorra algum imprevisto, o Atlantis pode tentar descer na base Edwards da Força Aérea, na Califórnia.

As opções de aterrissagem para o domingo (24) incluem Flórida, Califórnia e Novo México.

Durante a missão no Hubble, a tripulação do Atlantis realizou cinco caminhadas espaciais, durante as quais modernizou os sistemas e substituiu e consertou peças do telescópio colocado em órbita há 19 anos.

A missão, considerada uma das mais perigosas no programa das naves, permitirá que o observatório continue operando por ao menos mais cinco anos, segundo cálculos dos cientistas da agência espacial dos EUA.